– Quem será o Guia líder desta Expedição?
Será o montanhista Freddy Duclerc, nascido no Chile e mora no Brasil, com mais de 25 anos de montanhismo, profundo conhecedor da América do Sul e especialista em longas travessias, expedições em alta montanha e compôs nevados.
– Quem pode participar desta expedição?
Freddy Duclerc é um montanhista com muita experiência no relacionamento com as pessoas, tendo liderado pessoas com diferentes idades, adolescentes acompanhado dos pais e adultos entre 18 a 67 anos, por isso não faz diferença de idade, sexo, origem nem tamanho de desafios. Dentro do perfil exigido e avaliado.
– Qual treinamento preciso para esta expedição?
Fundamental antes de ascender uma montanha entre 5 e 6 mil, realizar algumas saída treinos, para entender como seu corpo se comporta em processos de ascensão e esforço de superação. Além desta saída treino é aconselhável ter um bom condicionamento físico com boa resistência explosão muscular, ou seja, atividade física constante. Verifique com Freddy Duclerc e agende uma saída treino.
– Qual experiência precisa ter para participar desta expedição?
Você não precisa ter grande experiência em montanhismo, mas importante ter quebrado alturas de 5 e 6 mil, levar para esta ascensão a experiência de aclimatação em altitude, lidar com climas de altitude. Em Ojos del Salado Freddy Duclerc orientará os aspectos técnicos.
– Como é o clima nesta região?
Estamos numa região de frio seco, inflênciado pelo oceano pacifico, as temperaturas podem variar de 10 ºC a 20ºC durante o dia e a noite de 5ºC a -10ºC nos acampamentos e no processo de ascensão pode variar de -5 ºC a -15º ºC ou mais conforme a variação do tempo na madrugada.
– Quem cozinha na expedição?
Normalmente quem cozinha, são os Guias auxiliares e Freddy Duclerc, mas sempre aberto aos participantes da expedição colaborarem. Também para alta montanha onde a alimentação é Liofilizada, fica por responsabilidade do participante a aquisição, por cada um ter gostos pessoais.
– Preciso comprar meu lanche de trilha?
Sim, é necessário montar seu kit de lanche de trilha, cada um tem um gosto pessoal para ter um padrão, por isso deixamos a critério do participante a aquisição, mas com orientação de Freddy Duclerc
– Como posso adquirir equipamentos?
Freddy Duclerc dará assessoria recomendando quais equipamentos e onde adquiri-los, sejam simples ou técnicos.
– Tenho descontos nas lojas e marcar que apoiam Freddy Duclerc?
Sim, você terá desconto, que varia de loja pra loja, pode adquiri-los em lojas indicadas por ele, como Garmin Store, The North Face e Lojas Mundo Terra..
– Posso levar minha barraca?
Pode desde que tenha as mesmas características exigidas na expedição. Freddy Duclerc normalmente usa barracas The North Face.
– Como são as barracas que vocês fornecem?
Em alta montanha, normalmente usamos barracas de 4 estações com varetas de alumínio, que isolem temperaturas e que aguentem ventos fortes de até 120km como a Linha Mountain 25, VE 25 e VE 35 da The North Face.
– Será que consigo realizar esta expedição?
Para uma expedição deste tipo é necessário ter um perfil voltado para conviver com a natureza, com situações inóspitas, riscos calculados para um bom andamento de seus objetivos. Importante ter bom condicionamento físico, condicionamento psicológico para ambiente inóspito e espirito de aventura. Se você tem este perfil que gosta de desafios, adrenalina, riscos e conquistas, com certeza você esta apto a participar desta expedição.
– Qual a certeza de chegar ao Cume?
Sempre digo que chegar ao Cume é uma combinação de fatores, a dedicação pessoal, a boa performance, a adaptação do corpo ao ambiente e com a permissão da montanha. Ojos del salado é a 2ª montanha da America do Sul, uma montanha com personalidade, sem ser tão técnica ela possibilita ter um índice melhor de Cume do que Aconcágua, Mas de maneira geral, numa ascensão em torno de 30% das pessoas que tentam, chegam ao cume.
– Temos arrieros e mulas nesta expedição?
Nesta expedição não temos arrieros e mulas, por que seu processo de aproximação não permite, a expedição será no método Alpino, ou seja, traslados de acampamentos de nossa logística por conta do grupo.
– Posso contratar porteadores?
Nesta expedição só levamos porteadores em casos excepcionais para o Cume, para pessoas com alguma deficiência corporal. Freddy Duclerc considera o San José uma montanha mediana com grande possibilidade de boa performance e chegada ao seu cume
– Onde carrego as baterias de minha câmera?
Não temos refugio e nem pousadas nesta expedição, aconselhamos a levar baterias extras para seus equipamentos eletrônicos.
– Onde posso trocar dinheiro, dólar, etc?
Em Santiago é possível trocar qualquer moeda, dólar, real, euro, etc, por peso chileno.
– Quais equipamentos vou carregar na minha mochila?
Você levará os equipamentos solicitados dentro de um Duffel ou mochila cargueira, que serão levadas pelas mulas. Para os dias de trekking e o ataque ao cume você levará uma mochila de ataque de uns 45 a 55 litros com os equipamentos indicados.
– Qual peso mínimo/máximo que vou carregar?
Para os dias de trekking em torno de 15 a 17 quilos e para o ataque ao cume em torno de 9 quilos.
– Existe comunicação na montanha?
Não teremos contato com a civilização, mas Freddy Duclerc leva telefone satelital para emergência e em alguma situação importante para falar com algum familiar.
– Posso desistir da expedição?
Você pode desistir antes da viagem, devolução de alguma importância financeira de acordo com as normas citadas no contrato de viagem, assinado na hora de confirmar sua presença na expedição. Se desistir da expedição durante a viagem, você ficará com as responsabilidades que esta atitude acarretar, de responsabilidades e financeiras causadas por sua atitude, de acordo com as normas assinadas no contrato de viagem.
– Qual a dinâmica da viagem?
Fundamental ter espirito de grupo, paciência, respeito, união, colaboração e seguir as orientações dadas pelo guia líder e guias auxiliares para um resultado positivo e sucesso da expedição.
– Quanto dinheiro preciso levar?
O critério é individual e pessoal, mas sempre digo carregue no mínimo USD$600 e cartões de crédito.
– Existe custo para a permissão de ascender esta montanha?
Não é um parque, por isso não tem custos de entrada ou permissão para a ascensão.
– Temos água fácil no trajeto?
Aguá: Não temos água no trajeto todo, as vezes derretemos agua em algum trecho nevado, mas muito raro, por isso levamos água da cidade de copiado para esta expedição.
– Que remédios têm que levar?
Nenhum guia pode medicar, por ter uma legislação especifica, cada participante sabe em que situações precisa se automedicar. Em casos básicos, aconselhamos a procurar seu medico para orientar a montar seu kit de primeiros socorros. Monte seu kit de remédios para esta viagem
– Preciso de seguro viagem?
Aconselhamos a adquirir um seguro viagem para esta expedição e se atente aos detalhes de uso e avise Freddy Duclerc durante a viagem.
– Onde vamos ao banheiro na montanha?
Na montanha não tem estrutura de higiene pessoal, para isso leve lenços umedecidos e papel higiênico para limpar-se. O ligar esta a nossa disposição, mas sempre com protocolo de deixar limpo o lugar, leve uma pá leve para cavar um buraco e após colocar pedras ou enterrar os detritos fisiológicos.
– Onde posso alugar equipamentos para esta aventura?
Se você precisa alugar algum equipamentos, em Santiago existem poucos lugares, mas é possível alugar algo diretamente com Freddy Duclerc, verifique a disponibilidade
. Mochila cargueira
. Bastões
. Botas
. Saco de dormir
Bons ventos
Freddy Duclerc
Director Manager Adventure
Trekking and Mountain Climb Expedition – South America
Atleta apoiado pela Garmin, The North Face e La Sportiva.
55 11 2507 4480 – Escritório
55 11 98165 0990 – Celular