A mais nova sensação do trekking Brasileiro!
Encantado com os campos de altitude!
Quando realizei os 35km da Travessia Serra do Papagaio pela 1ª vez, ficou claro que se tratava de uma sensacional travessia no Brasil, pouco conhecida ainda dos trekkers Brasileiros, já tem visitas de alguns estrangeiros e todos são unanimes, ficaram encantados com os campos de altitude.
Esta travessia podia tranquilamente se chamar de Travessia das Serras, por que cruzamos por suas cristas em seu trajeto:
– Serra do Papagaio
– Serra da Chapada
– Serra do Charco
– Serra da Canjica
– Serra da Vargem
O Parque Estadual da Serra do Papagaio, possui 22.917 hectares, está localizado na Serra da Mantiqueira, região sul de Minas Gerais e abrange os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. .
São aproximadamente 1.200 nascentes de água, algumas delas na cota dos 2.360 metros de altitude, 240 cachoeiras e 28 cânions.
Toda essa biodiversidade, ainda pouco conhecida, esconde belezas incalculáveis como o cânion do Cavalo Baio, com 1.050 metros, a maior reserva de Araucárias de Minas Gerais
Noites com céu limpo e estrelado, são um presente nesta aventura.
A Serra do Papagaio é considerado um banco genético de espécies da Mata Atlântica, muitas delas endêmicas e ameaçadas de extinção. Destaque para o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), também conhecido como papagaio-caboclo.
Sua característica distintiva é o padrão arroxeado no peito, que dá nome à espécie, que se encontra ameaçada de extinção em consequência da degradação e fragmentação do seu habitat.
O Parque também abriga outras espécies importantes, dentre as quais destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará e a onça parda.
Caminhar nas Cristas da Serra do Papagaio, Charco e Chapada, nos leva de encontro com as Clássicas Travessia no Brasil.
Das travessias próximas a São Paulo, é sem dúvida a que possui o melhor visual durante os dias da travessia.
Longe de concorrer com Serra Fina, Serra dos Órgãos, ela tem personalidade própria, com formações rochosas, muitas cachoeiras, florestas de araucária, visual sempre aberto, poucos trechos de mata e em dias claros, o por do sol e suas noites estreladas engradecem a aventura.
A Travessia Serra do Papagaio possui muitas bifurcações em vários trechos, por ser pouco conhecida e pouco frequentada. Recomendo sempre o uso de um GPS ou a contratação de um guia para quem não tiver muita experiência em navegação.
A travessia tem muitos trechos de água, o que facilita a logística da travessia, levando pouca água durante os dias de trekking. Pode ser feita em 3 e 4 dias. O Ponto alto é o Pico do Bandeira com 2360m!
É fundamental o bom condicionamento físico, esta travessia é ideal para trekkers intermediários a experientes por exigir atividade física intensa.
Conheça o roteiro: Travessia Serra do Papagaio
(Freddy Duclerc)