Xia Boyu 70 anos chega ao Cume do Everest, após 5 tentativas!
Um alpinista chinês de 70 anos, que perdeu as duas pernas por causa de linfoma, em 1996, conseguiu escalar o Monte Everest hoje, tornando-se o primeiro amputado dupla membro inferior que não consegue fazê-lo do lado nepalês.
“Xia Boyu alcançou o cume em 8.848 metros em 8,40, hora local (7.55 GMT)”, disse à EFE, a partir do acampamento base do Everest, Gyanendra Shrestha, um funcionário do Ministério do Turismo, que disse que esta era a quinta tentativa do alpinista.
Montanhista chinês é o primeiro pernas amputadas duplas que consegue subir do lado nepalês.
3 Sherpas o acompanharam.
Segundo a fonte, o cidadão chinês subiu acompanhado por três sherpas (pessoas das regiões montanhosas do Nepal), e para evitar problemas de última hora feita a última etapa da subida de um balcão localizado 8440 e não a partir do campo IV, de 7950 metros, onde normalmente a última noite é feita.
alpinista chinês é o primeiro pernas amputadas duplas que consegue subir do lado nepalês, mas em 2006 o neozelandês Mark Inglis conseguiu coroar o teto do mundo pelo lado chinês.
Perdeu os pés em uma tentativa de escalar
Xia perdido ambos os pés, devido à ulceração grave durante uma tentativa para subir o pico mais alto no mundo em 1975 e, subsequentemente, em 1996 foram amputadas as partes inferiores de ambas as pernas do linfoma.
5 tentativas antes de chegar ao Cume
O alpinista e tentou escalar o Everest em 2014, quando uma avalanche matou 16 Sherpas e promoções paralisados, e em 2015, quando a mesma coisa aconteceu o terremoto que causou cerca de 9.000 mortes no país, vinte deles neste monte . Sua última tentativa, também frustrado por causa de mau tempo, foi em 2016. O aumento ainda mais em meio a uma controvérsia sobre a possibilidade de que amputados pode escalar o Everest ou não.
Em 28 de dezembro, o governo de Katmandu decidiu proibir amputados e pessoas com deficiência de escalar o Monte Everest, alegando que os acidentes e mortes tiveram que ser reduzidos. Três meses depois, a Suprema Corte do país decidiu suspender a ordem do governo ao examinar os méritos, então Xia se tornou o primeiro amputado duplo para obter escalada permissão após a revogação da norma.
Fonte: www.elplural.com
Saiba mais: Perfil Freddy Duclerc