Escrevi este artigo para o BLOG DESCALADA e transcrevo aqui em meu Blog!
Uma bota é como uma roupa tem que combinar com você e atender suas necessidades técnicas, mas não dá para desprezar seu design e estilo.
Na hora de escolher nossa bota de alta montanha precisamos refletir alguns fatores que influenciam nossa decisão, adquirir a mais adequada para a nossa atividade em montanha.
Duração da experiência: Atividade
Quanto mais longa a expedição, a bota terá que atender as exigências do terreno, ou seja, tem que ser encorpada para aguentar bem, jamais pode deixar você na mão.
Porém deixar sempre com os pés de maneira confortável para a atividade em montanha. Seu peso e seu conforto são decisivos na hora da compra.
Onde a bota é usada: Terreno
Em minha opinião, o que determina a bota que devemos usar é o Terreno. Se tem muitas inclinações e relevo, o cano alto ajuda a evitar torções.
Dependendo da inclinação, o solado é mais aderente, robusta, biqueira reforçada, laterais emborrachadas para aguentar terrenos como morenas ou muita rocha.
Sua parte frontal quando reforçada é para atender o esforço aplicado pela ponta dos pés, com seus dedos, nas inclinações, no uso de crampons durante uma ascensão inclinada.
Clima
O clima também é determinante na hora da melhor escolha!
Para climas secos e quentes, fundamental ser uma bota respirável, normalmente com membranas que facilitam sua respiração.
Em lugares úmidos e frios, botas com tecidos impermeáveis e membranas transpiráveis.
Quanto mais frio e lugares altos acima de 5, 6, 7 e 8 mil.
As botas são revestidas com materiais plásticos, na frente e atrás para uso de crampons, chegando a ter mais uma bota interna, chamada “bota dupla” para alta montanha.
A Bota Dupla, retém calor, para aquecer e isolar os pés da temperatura externa.
Mas se a dúvida persistir, sempre pesquise, compare, fale com fabricante ou procure profissionais comprovadamente competentes para auxiliar.
Atleta Patrocinado: The North Face, Garmin e Lojas Mundo Terra
Conheça o Blogdescalada