Ideal para trekkers iniciantes em busca de experiência.
Travessia Ponta da Joatinga – RJ
A Travessia mais clássica de nosso litoral – 2 dias
Excelente combinação de Trekking com Praia, ideal para trekkers iniciantes em busca de experiência.
Distancia: 22 km de trekking
Receptivo: Pousada em Paraty
Dificuldade: Moderada
Altitude mínima: Nível do mar – Paraty
Altitude máxima: 770 m em direção a Praia Negra.
Grupo será de 4 e máximo de 12 pessoas.
Duração: 2 dias – fim de semana.
Gosto muito desta Travessia, pela sua beleza, seu povo caiçara, verdadeiros donos deste paraiso e claro o contato coma natureza de nosso litoral em especial aqui em Paraty. Tradicionalmente abro a temporada de trekkings de verão com esta aventura, fechando as portas do ano que se vai e abrindo o próximo ano com boa energia.
O céu da Joatinga no verão é um espetáculo, extremamente estrelado. Esta travessia é uma das mais belas do nosso litoral brasileiro, ideal para os trekkers que gostam de boas caminhadas a beira mar. A Ponta da Joatinga está entre os estados de SP e RJ. O presente é caminhar em meio a maior biodiversidade do planeta “A mata atlântica”.
O trekking pela Ponta da Joatinga começa na Praia Pouso da Cajaíba. Em seguida vem a Praia de Martins de Sá com sua grandiosidade, o nosso primeiro presente neste trekking. Para ir até Ponta Negra, vamos passar pela praia do Cairuçu onde acampamos. Em Cairuçu um presente dos deuses, impossível não se impressionar coma beleza, acordar aqui e ver uma praia particular a sua frente é um espetáculo. Sorrir de felicidade é o primeiro tom para continuar nossa travessia que nos brinda com sua beleza. De Cairuçu a Ponta Negra trilharmos em torno de 3 horas, uma vila com uma comunidade muito hospitaleira e simpática. Depois continuamos por praias lindas como Calhetas, Antigo, Antiguinhos até a Praia do Sono, linda e imponente. Na praia do sono, podemos comer um peixe frito e disfrutar esta praia linda. O caminho que leva a Vila de Laranjeiras vem na seqüência, ponto final da travessia. Os pontos de maior destaque desta travessia sem dúvida estão em:
Martins de Sá: é uma praia praticamente deserta com ondas fortes. Faremos amizade com o único morador da praia é o seu Maneco e sua família.
Cairuçu: uma das praias mais lindas da Joatinga. Bem pequenininha, com muitas pedras e uma bica de água doce no canto esquerdo da praia.
Ponta Negra: Essa praia é pequena, mas deliciosa. No canto direito da praia o rio se encontra com o mar e forma pequenas piscinas naturais com pequenas quedas d’água.
Mirante da Praia do Sono: é uma das vistas mais lindas da Joatinga. É possível enxergar toda a praia do Sono, o imenso Oceano Atlântico, ilhas e a foz de um rio. Atividades noturnas: como as praias são pouco povoadas, não há atividade noturna, além de curtir o céu extremamente estrelado.
Clima: A região da Ponta da Joatinga é de clima quente e úmido. A temperatura média anual é de 27 ºC.
História e Cultura: A Ponta da Joatinga é formada por algumas comunidades de pescadores. A Ponta da Joatinga é uma área de extrema riqueza ambiental. São cerca de 50 espécies de mamíferos e das 308 espécies de aves na região. Por isso é protegida pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e pela Reserva Ecológica da Joatinga.
De nível moderado esta travessia é ideal para trekkers que querem curtir trekking e praia e tenham espírito de aventura, espírito de equipe, motivação e superação. A travessia de barco é realizada por barcos cadastrados na Capitania dos Portos, fiscalizada pela Marinha.
Por que realizar esta travessia?
– Por ser uma clássica travessia do nosso litoral.
– Por reunir praias lindas como a Praia do Sono.
– Porque nossos guias são experientes e qualificados a mais de 20 anos.
– Pela experiência de Freddy Duclerc no Brasil e América do Sul a mais 20 anos.